sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Little Things: Transmedia Storytelling "Em Chamas"e seus 7 Conceitos Principais





Hey leitores!, hoje vamos tratar sobre transmedia storytelling ou narrativa transmídia e seus sete conceitos principais definidos por Henry Jenkins que ajudarão vocês a entenderem sobre como esta é estruturada.
Pra começar, vou deixar claro que nós conhecemos muito bem como a narrativa transmídia ocorre, apenas não paramos para refletir sobre ela, mas fazemos parte até involuntariamente. Primeiro vamos para um conceito rápido da narrativa transmídia como um todo:

"Narrativa transmídia ou narrativa transmidiática é aquela que se desenrola por meio de múltiplos canais de mídia, cada um deles contribuindo de forma distinta para a compreensão do Universo narrativo. Bons exemplos de franquias transmidiáticas trabalham para atrair múltiplas clientelas, se aproveitando da lógica econômica de uma indústria de entretenimento integrada horizontalmente, com braços em setores midiáticos diversos e diferenciados. Mídias diferentes, atraem nichos de mercado diferentes, a para atraí-los, o conteúdo se permite alterar um pouco o tom de acordo com a mídia."  

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Dessa forma, nós fazemos parte desta narrativa quando nos engajamos em uma saga cinematográfica como Jogos Vorazes (2012) e suas sequências que foram derivadas da trilogia escrita por Suzanne Collins. E esta ultrapassa as barreiras do cinema e começa a criar seu próprio universo através das mídias.


 Exemplo: durante a divulgação do segundo filme da saga Jogos Vorazes: Em Chamas foi criado um web site de uma revista que seria da Capital de Panem a Capitol Couture uma revista online que era escrita pelos cidadãos da capital contendo artigos sobre os participantes dos jogos, eventos que aconteceriam na mansão do presidente Snow e claro artigos sobre estilistas, maquiagem e a arquitetura da Capital, tudo construído para disponibilizar ao leitor uma imersão 'legítima" no universo da saga.

Articles on fashion designers and brands on 'Capitol Couture'
Artigos de moda da revista Capitol Couture

The Official Capitol/Panem Government Twitter Channel
Perfil da Capital de Panem no Twitter

A experiência transmídia foi estendida para as redes sociais onde foram criadas páginas no Facebook e Twitter para os distritos e a Capital que inclusive emitia mensagens para seus seguidores como se fossem seus cidadãos.

Mensagem da capital para que os moradores respeitem as fronteiras de seus distritos,
                                    
Todo esse universo foi construído com o objetivo de fazer com que os fãs da saga, que se auto intitulam Tributos, se sentissem fazendo parte dela por todos os meios possíveis, além de servir como um meio de divulgação para os filmes.

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Quais são os pontos levados em conta para que a Narrativa Transmídia tenha importância e seja relevante para as histórias que conhecemos hoje? Henry Jenkins, considerado o "pai da narrativa transmídia", definiu sete conceitos principais que lemos abaixo com tradução feita por Marcelo Andrade do blog Ponto e Vírgula.




"Por enquanto, vamos colocar aqui a tradução com direito a algumas palavras adaptadas e outras inventadas. 

Potencial de Compartilhamento X Profundidade

A habilidade e grau que o conteúdo tem de ser compartilhado e a motivação do espectador em compartilhar o conteúdo versus a habilidade do espectador de explorar profundamente o conteúdo que ele encontra quando esbarra numa ficção que prende sua atenção.



Continuidade X Multiplicidade

Algumas franquias transmídias mantêm uma coerência continua para que possa haver plausibilidade máxima em todas as extensões de conteúdo. Outros corriqueiramente usam versões alternativas dos personagens ou universos paralelos das suas histórias para mostrar maestria sobre o conteúdo apresentado.



Imersão x Extração

Na Imersão, o consumidor entra num universo da história (ex: parques temáticos), enquanto em se falando de potencial de extração, os fãs levam consigo aspectos da história como recursos que eles utilizarão em espaços do seu dia-a-dia (ex: produtos da loja do parque)



Construção de Universos:

Extensões transmedia. Muitas vezes elementos não diretamente relacionados à narrativa principal, que dão uma descrição mais rica do universo onde a narrativa principal se desencadeia. Franquias podem explorar tanto o universo digital quanto experiências reais. Essas extensões muitas vezes levam os fãs à catalogarem e capturarem elementos díspares.



Serialidade

Transmedia Storytelling pegou a idéia de se quebrar o arco narrativo em pequenos e discretos pedaços ou instalações dentro de uma única mídia e transformou isso na idéia de espalhar esses pedaços de história em diversas plataformas.



Subjetividade

Extensões transmedia muitas vezes exploram o conflito central através de outros olhares, como, por exemplo, os de personagens secundários ou pessoas de fora. Essa diversidade leva os fãs a considerarem mais cuidadosamente quem está contando a história e por quem eles falam.



Performance

A habilidade que as extensões transmídia têm de levar os fãs a produzirem performances que podem acabar se transformando em parte do transmedia storytelling em si próprias. Algumas performances são por convite do criador do conteúdo, mas nem sempre. Muitas vezes os fãs procuram ativamente espaços para potenciais performances. Fanfiction por exemplo!"


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Terminamos por aqui, espero que vocês tenham gostado da nossa pequena viagem transmídia, mais posts virão!

Hasta La Vista!

Postado por Marcelo Andrade originalmente em: http://pontoevirgulaim.blogspot.com.br/2011/04/7-conceitos-de-henry-jenkins-para.html#uds-search-results

http://christineweitbrecht.com/2013/10/transmedia-marketing-case-study-the-hunger-games-catching-fire/

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