sábado, 7 de abril de 2018

Little Things: Vem conhecer a Ibi Zoboi!

Sabe aquele autor que você nem leu mas já considera pacas? 

Resultado de imagem para amazed gif

Pois é, essa é a Ibi Zoboi, uma autora haitiana que está tendo grande destaque no cenário da literatura "young adult" dos EUA. Estou de olho nela principalmente porque o próximo livro que Ibi irá lançar se chama PRIDE e é um, como ela chama, "remix" de Orgulho e Preconceito com protagonistas afro-latinos! Nenhum livro dela tem tradução para o português ainda, mas enquanto, isso podemos conhecer um pouco mais dela.

Resultado de imagem para IBI zoboi

Mini bio:


Ibi Zoboi nasceu no Haiti e imigrou para Nova York com a mãe quando tinha quatro anos de idade. Tudo em seu novo lar era estranho e mágico. É por isso que ela adora ler e escrever ficção científica, fantasia e mitologia. E ela também adora histórias de amor! Ibi usa muitas cores brilhantes e é uma grande fã de mangas, abacates, humor seco, contadores de histórias e saias modestas. Ela também sorri, ri e chora muitas vezes - às vezes de uma só vez. Ela mora no Brooklyn com seus três filhos, seu marido, o professor de arte, e três tartarugas de estimação chamadas Lucky, Jade e Leo. É uma casa bagunçada.

                         Resultado de imagem para IBI zoboi

Carreira:


 Ibi Aanu Zoboi nasceu em Porto Príncipe, Haiti e é graduada pela Oficina de Escritores de Ficção Científica e Fantasia da Clarion West . Seu conto, “Old Flesh Song”, é publicado no premiado Dark Matter: Reading the Bones , uma coleção de ficção especulativa afro-americana. Ibi recebeu um prêmio das Mulheres Escritoras de Descendência Haitiana por seu conto “Nas Margens da Aurora”, que foi publicado em One? Respe! revista literária. Ela ganhou um “Tricky Talker of the Year”, um concurso anual de contos de fadas apresentado pelo Afrikan Folk Heritage Circle .

 A fábula de seus filhos, “Mama Kwanzaa e seus sete filhos”, foi publicada na African Voices Magazine. Ela desenhou e ministrou um curso sobre arquétipos femininos na mitologia mundial para as mulheres jovens do Projeto de Liderança Sadie Nash, onde também ensinou redação criativa e aulas de liderança e foi voluntária como mentora da Girls Write Now, Inc. Ibi apresentou um trabalho intitulado: “Oya's Brood: Mythology and the African American Woman” para um simpósio sobre Octavia Butler no Centro de Literatura Negra da Medgar Evers College .

 Recebeu um subsídio do Conselho de Artes do Brooklyn para o seu programa original, o Projecto de Escrita das Filhas de Anacaona, em parceria com as organizações locais Dwa Fanm, Inc. e Haiti Cultural Exchange no Brooklyn, e Fondasyon Felicite no Haiti para conduzir um 3- workshop dia com meninas adolescentes em Port-au-Prince. Ibi completou um romance de fantasia adolescente baseado no mito e folclore haitiano. Seu conto “The Harem” foi recentemente publicado no Haiti Noir, editado por Edwidge Danticat.

Ela é uma recente vencedora do Gulliver Travel Grant, concedida anualmente pela Fundação Literatura Especulativa e possui um MFA em Escrita para Crianças e Jovens Adultos na Faculdade de Belas Artes de Vermont .

O seu romance de estreia, AMERICAN STREET, foi publicado pela Balzer + Bray, uma editora da HarperCollins Publishers. Seu próximo romance YA, PRIDE, será lançado no segundo semestre de 2018. Sua estréia no ensino médio, MY LIFE AS ICE-CREAM SANDWICH, é lançada pela Dutton / Penguin Books.


Livros:


            
                             Resultado de imagem para IBI zoboi
AMERICAN STREET

Neste impressionante romance de estreia, a autora indicada por Pushcart, Ibi Zoboi, baseia-se na sua própria experiência como jovem imigrante haitiano, infundindo esta exploração lírica da América com realismo mágico e cultura vodu. Na esquina da American Street com a Joy Road, Fabiola Toussaint achou que finalmente encontraria uma une belle vie - uma boa vida. Mas depois que eles saem de Porto Príncipe, no Haiti, a mãe de Fabiola é detida pela imigração dos EUA, deixando Fabiola para navegar com seus primos americanos, Chantal, Donna e Princess; a aridez do lado oeste de Detroit; uma nova escola; e um romance surpreendente, tudo por conta própria. Assim como ela se encontra neste estranho mundo novo, uma proposição perigosa se apresenta, e Fabiola logo percebe que a liberdade tem um custo. Presa na encruzilhada de uma escolha impossível, ela pagará o preço pelo sonho americano?


                         Imagem relacionada

PRIDE

Orgulho e preconceito é remixado nesta inteligente, engraçada, e linde releitura do clássico, estrelado por todos os personagens de cor, de Ibi Zoboi, finalista do National Book Award e autor da American Street. Zuri Benitez tem orgulho. Orgulho do Brooklyn, orgulho da família e orgulho de suas raízes afro-latinas. Mas o orgulho pode não ser suficiente para evitar que seu bairro rapidamente se torne irreconhecível. 
Quando a rica família Darcy se muda para o outro lado da rua, Zuri não quer nada com seus dois filhos adolescentes, mesmo quando sua irmã mais velha, Janae, começa a se apaixonar pelo charmoso Ainsley. Ela especialmente não suporta o arrogante e arrogante Darius. No entanto, à medida que Zuri e Darius são forçados a encontrar um terreno comum, sua antipatia inicial se transforma em um entendimento inesperado. Mas com quatro irmãs selvagens puxando-a em direções diferentes, o garoto bonitinho Warren disputando sua atenção, e as aplicações da faculdade pairando no horizonte, Zuri luta para encontrar seu lugar na paisagem em mutação de Bushwick, ou perder tudo isso. 
Em uma atualização oportuna de Orgulho e Preconceito, a aclamada autora Ibi Zoboi equilibra habilmente a identidade cultural, classe e gentrificação contra a magia inebriante do primeiro amor em sua releitura vibrante deste amado clássico.

                  Resultado de imagem para amazed gif

E aí? Curiosos? Os Livros citados estarão disponíveis na Amazon esse ano, American Street em maio e Pride em setembro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário