terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Leituras e Devaneios nº 3: Extraordinário - R.J. Palácio




         
           Tocante. E a primeira palavra que surge a minha mente quando penso sobre Extraordinário, é uma narrativa simples e natural, passeamos pela vida de Auggie um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Que tem pela frente a difícil tarefa de começar a frequentar a escola pela primeira vez no quinto ano e convencer seus colegas de classe que é um garoto normal como todos os outros.

      Auggie nunca tinha frequentado a escola, sua mãe lhe dava aulas em casa e seu mundo se resumia a seus pais sua irmã e sua cachorrinha Daisy. Seus pais eram superprotetores e não queriam que o garoto sofresse com a rejeição de outras crianças, mas um dia Auggie teria que crescer, fazer suas próprias decisões e vencer o mundo.
               
         Durante a leitura conhecemos o universo de Auggie através do pronto de vista dele e das pessoas que convivem com ele, ficamos sabendo de suas lutas diárias por lidarem com o preconceito que afeta tanto o garoto quanto as pessoas que o amam. Dentre elas estão Olivia, sua irmã, Summer e Jack, colegas da escola, Miranda, amiga de Olivia e Justin, namorado de Olivia.

                                            

         A história da escrita do livro começa com um estranhamento, a própria autora R.J. Palacio viveu uma situação em que seu personagem, Auggie, se deparou muitas vezes durante sua vida:

 R.J. Palacio estava em uma sorveteria, acompanhada de seus dois filhos, quando se aproximou de uma menina com uma grave deformidade facial. Assustado, o mais novo, de 3 anos, começou a chorar bem alto e o de 10 pareceu alarmado. Rapidamente, ela tirou os meninos de perto − não por eles, mas para não magoar a garotinha. A autora nunca mais voltou a vê-la, mas não conseguiu parar de refletir sobre o ocorrido. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina.” Aquela situação provavelmente se repetia dezenas de vezes por dia. Centenas, talvez. E o que ela poderia ensinar aos seus filhos para que eles pudessem entender e se portar melhor da próxima vez? Foi então que R.J. Palacio teve a ideia de escrever Extraordinário. 

                                                  
                                          


              Foi exatamente o que a autora focou em seu livro de estréia, o relacionamento de Auggie com as demais pessoas de seu espaço e a sua luta para ser visto como uma criança normal, nos emocionamos com o seu desejo de não assustar as pessoas, de não ser tratado mal por elas só pela razão de ter o rosto diferente. Queria apenas encontrar seu espaço sem ser "julgado pela cara".
          
      
     A trajetória de Auggie também inspirou uma  campanha contra bullying chamada "Choose Kind" tradução livre: "escolha ser gentil" no site http://choosekind.tumblr.com/  inspirado na citação referente ao preceito de setembro do Sr. Browne( professor da escola de Auggie): "quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil". No site você tem acesso a um conteúdo relacionado ao livro e pode assinar "o juramento da gentileza" concordando que um ato de bondade pode fazer a diferença.

        Extraordinário é uma leitura indicada para todas as idades, uma nova narrativa refrescante cheia de coração e esperança. Uma oportunidade de reflexão sobre nós e nossas atitudes diante os outros. RJ Palacio chamou seu romance de estréia, "uma meditação sobre a bondade" - cada leitor vai sair dele com uma maior valorização para a simples coragem de proclamar a amizade e a gentileza.

                                                           

#Choosekind 

Hasta La Vista :*

8 comentários:

  1. Oi Gisele!!
    Extraordinário realmente foi um livro bastante tocante,é uma leitura bem leve mas ao mesmo tempo com aquela crítica ao preconceito e a força de vontade um garoto em superar suas adversidades pra seguir sua vida :)
    Gostei bastante da resenha e do livro....já leu o livro de preceitos do Sr Browne?Tô doido pra ler,mas ainda não tive oportunidades kkkkkkkkkkkk
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio,
      Ainda não li o livro de Preceitos do Sr. Browne, espero ler assim que tiver a oportunidade!! Já está na minha lista! Obrigada pela participação!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Já li Extraordinário e amei, é um livro incrível, tocante, emocionante. É muito difícil falar sobre ele, é um dos melhores livros que já li.
    Beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Obrigada pela participação e parabéns pelo seu blog, muito legal!!
      Bjo :)

      Excluir
  3. Eu li esse livro esse ano e realmente, eu me identifiquei NA sua resenha haha é maravilhoso, incrível, tudo de bom, de verdade <3
    Não sabia que ela tinha sido inspirada de forma tão familiar para escrever o livro, quanta experiencia os filhos dela vão aprender com isso e espero que os meus um dia também!
    ja segui seu blog :)
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam!
      É um livro verdadeiramente extraordinário, traz uma lição que todo mundo deveria refletir. Obrigada pela participação! Seguindo tbm!!!
      Gi.

      Excluir