sexta-feira, 27 de março de 2015

The Super Teacher: 7 Dicas Para se Tornar Fluente em uma Língua Estrangeira

Heey!!! \O/
Voltei, e agora com umas super dicas para você que quer ser fluente em uma língua estrangeira!! São dicas que ajudam bastante, eu inclusive já fiz e faço várias delas !! Espero que estas dicas possam acrescentar positivamente ao conhecimento de vocês!!
Let's Go!!! \O/ \O/




#1  Mantenha um caderninho de vocabulário



Um caderninho que você possa carregar pra onde você for \O/

Escreva em um caderninho todo o novo vocabulário que você aprender. Copiando as palavras você tem o dobro de chances de lembrá-las as novamente. Escreva também o tipo de palavra (substantivo, verbo, advérbio) e um exemplo de como utilizá-la em uma frase. Quanto mais informação você tiver sobre a palavra, mais você irá lembrar. 

Sempre volte ao seu caderninho para revisar seu novo vocabulário! Não adianta nada escrever e não voltar lá para praticar. Vocabulário se aprende com prática!
#2 Fale com o seu cachorro! (?)



Ou gato, ou ursinho de pelúcia, ou espelho, na língua em que você quer aprender. Calma, eu não estou ficando doida, sei que parece meio estranho, mas pode ser bem útil. A ideia é falar do jeito que você souber e com alguém que não estará diretamente te julgando. Aproveite este momento para treinar pronúncia, e velocidade de fala, assim sua boca ficará acostumada a formar palavras no idioma escolhido. Aproveite e dê ênfase aos sons que não são comuns na sua língua materna.
#3 Assista TV, filmes, séries e afins com legendas na língua alvo!



Mesmo se você tiver em um nível iniciante, eu recomendo sempre que puder tentar assistir filmes, séries, tv shows com a legenda na língua que você quer aprender. Desta maneira tanto seus ouvidos quanto olhos estão trabalhando, absorvendo informações, então você tem o dobro de chances de aprender e memorizar este vocabulário mais adiante.

Também é uma dica legal, assistir com papel e caneta ao seu alcance, ou até com seu caderninho de vocabulário. Assim você poderá ir anotando as palavras que você não conhece de acordo com a legenda e poderá checar no dicionário mais tarde. 

Para os estudantes que querem aprender Inglês (minha área! uhu!) recomendo o site TED talks. Onde você pode encontrar conteúdo interessante, com legendas e tudo mais! Não esqueçam do nosso amado Youtube!! Lá você encontra de tudo, é só seguir seus interesses e ativar as legendas 'hahaha

Hora de parar de: assistir seja o que for com as legendas em seu idioma, tá bom que até eu faço isso, as vezes é mais cômodo, só que a quantidade de vocabulário que você deixa de conhecer pode ser grande! Seu cérebro tende á se apegar as informações na sua língua materna e deixa um pouco de lado a língua alvo.
#4 Use e abuse de MÚSICA!



Encontre uma música na língua em que você está aprendendo e ouça enquanto você está fazendo outras coisas (por exemplo, viajando de ônibus, arrumando a casa e etc...). Tente entender da música a maior quantidade de palavras possíveis.

Outra dica que pode ajudar é ouvir a música enquanto ler a letra, tente cantar se você gostar, isso ajuda na pronúncia. Não esquece de sempre checar as palavras que você não sabe. 

Mais adiante quando você ouvir essa música ficará muito mais fácil entendê-la pois o vocabulário, a pronúncia e as estruturas gramaticais estarão memorizadas por você!! A partir daí é só se jogar \O/ \O/

Música é uma boa maneira para expandir vocabulário! Costumamos lembrar com mais facilidade as palavras que estão inseridas em um ritmo do que quando apenas ouvimos na fala. Não sei por quê, mas é verdade, comigo funciona é o que eu chamo memória musical. Quando você se depara com a palavra e lembra da música ex: Paradise "para para paradise, para para, paradise" .....


A desvantagem! O único problema de estudar idiomas com música é a licença poética, pois as músicas não necessariamente tem que seguir a forma gramatical correta, são cheias de expressões, abreviações e gírias. O conselho é sempre checar no dicionário o que tiver dúvidas.
#5 Leia o Jornal!



É muito importante procurar maneiras de vivenciar o idioma em seu “habitat natural”; para observar como as palavras são utilizadas em determinado contexto. Muitos estudantes ignoram a importância da leitura, mas esta é uma ótima maneira de entrar em contato com o idioma.



Destaquei aqui a leitura de notícias, se seu objetivo for conhecer vocabulário voltado para o dia a dia. mas toda literatura é válida para quem quer aprender. Em determinados romances e contos por exemplo o vocabulário é mais criativo, com maior variedade de sinônimos o que irá expandir ainda mais seu vocabulário.

Procure ler notícias ou artigos nos sites dos jornais de mais destaque como The New York Times. Nestes sites o nível de vocabulário pode ser um pouco difícil, para níveis mais fáceis você pode procurar sites com notícias de entretenimento onde a linguagem é mais simples, como o site da MTV por exemplo! ;)

 #6 Não dependa da sua língua materna!



Principalmente quando estivermos falando de produção oral! Quando estamos aprendendo costumamos depender da língua materna, por exemplo quando não sabemos uma palavra na língua alvo falamos na nossa língua materna. Pra iniciantes esta prática pode ser ok, maaaas esta ajudinha da língua materna pode virar um hábito ruim. 



Se você não sabe uma palavra a melhor maneira de escapar do hábito de recorrer a língua materna é tentar reorganizar sua frase, tentando dizer as mesmas coisas com as palavras que você já sabe! Sempre foque no que você sabe!

Também é muito importante não tentar sempre traduzir seus pensamentos da sua língua materna para a alvo, muitas expressões podem não dar certo, ou podem não existirem no idioma alvo. Tente organizar seu raciocínio pensando no idioma que você quer aprender! ;)


#7 Perca a vergonha!


Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas a vergonha não ajuda a aprender um novo idioma, você tem que praticar, se arriscar, cometer erros, tudo isso faz parte e você não deve se preocupar com o que as pessoas irão pensar. Uma das hipóteses que fazem crianças aprenderem "mais fácil" um novo idioma do que os adultos é exatamente a falta da vergonha, crianças aprendem em tom de brincadeira e tem menos medo de se arriscar do que os adultos.

Nunca se envergonhe do seu nível! Todos nós já fomos iniciantes um dia!. Nunca se martirize por cometer erros! Se você não cometer erros nunca poderá aprender com eles! Procure praticar com quem faz você se sentir bem e não ficará te julgando pelos seus erros!



Então, sorria, respira e não desista! Aprender um novo idioma não é fácil, mas todo o esforço é válido para enriquecer seu conhecimento! Se joga!


Hasta La Vista :*


Inspirado em: http://easyenglisharticles.com/2015/03/how-i-became-fluent-7-tips-on-learning-languages/


Nenhum comentário:

Postar um comentário