Episódio de hoje: Estágio! E agora?
Resolveu fazer licenciatura e está com medo do estágio!? Relaxa, esse post está recheado de dicas pra te auxiliar nesse momento tão importante da sua formação!
É uma verdade universalmente conhecida que estagiário sofre e é por isso que hoje meu post é sobre conselhos para que este sofrimento não sobrepuje suas experiências em sala de aula! Quando você passa por todos os estágios em um curso de licenciatura como o de Língua Inglesa algumas coisas começam a ficar mais claras, principalmente no que diz respeito a sua atuação em sala de aula e eu decidi compartilhar algumas dicas com vocês futuros super teachers ! Let's go!
Muita gente imagina o estágio como uma tortura, as vezes estar sozinho em uma sala de aula cheia pode ser estressante para algumas pessoas, mas o que você deve ter em mente que este é seu momento de aprender, unir as teorias que você vem discutindo durante a graduação com a prática no dia a dia escolar. É o momento de aprender lidar com seus alunos e a construir sua postura como profissional, mesmo que você tenha tido dias ruins, com certeza aprenderá a lidar melhor com suas expectativas e frustrações.
#2 Mantenha uma relação de respeito com seu regente;
Seu regente é seu companheiro de aprendizado, assim como seu professor de estágio te auxilia, tudo o que você planejar tem que passar por ele. Mesmo que seu regente seja um pouco disperso com essa função ou trabalhe de forma diferente da sua, tente compreender que ele está cedendo o local para que você possa desenvolver seu trabalho e ele é seu porta voz dentro da escola. Vocês tiveram formações diferentes e podem não concordar em tudo, mas manter uma relação de respeito mútuo é um passo fundamental para que seu estágio possa correr bem. Aproveite para trocar experiências, ninguém melhor do que seu regente para lhe auxiliar com sua turma!
Se tem uma coisa que sempre acontece nos estágios é o inesperado e você precisa estar preparado pra isso, nem sempre a aula toma o rumo que você planejou, alunos são cheios de ideias, cada um vê o mundo de um jeito, entende de um jeito e tem seu ritmo de aprendizado. Aprenda a usar o inesperado ao seu favor se preparando para a pluralidade que você irá encontrar em sala.
#4 Cronogramas são hipóteses
Haverão mil paralisações de um lado, mil feriados do outro e você com certeza será atingido! A pura verdade é que sempre poderá haver algo inesperado para atrapalhar seu cronograma, feriados, paralisações, projetos da escola, véspera de feriados, alunos que filam aulas em conjunto e etc.. o que posso aconselhar é ter paciência respirar fundo e construir um cronograma organizado que possa ser flexível a essas possíveis mudanças.
#5 Nunca subestime seus alunos
Não importa se os alunos que lá estão são de zonas carentes, estão acostumados com cópia no caderno, são indisciplinados, desinteressados ou o que for. Todos, eu repito TODOS que lá estiverem são capazes de aprender e de produzir coisas que você nem imagina, eu muitas vezes já me surpreendi em sala com o potencial dos alunos de estarem receptivos á coisas novas e produzirem trabalhos super criativos! Aproveite para planejar um projeto com atividades dinâmicas e que necessite da participação ativa dos alunos, pode ser desde montagem de murais, apresentações teatrais, debates, montagem de vídeos, blogs, paródias o que for! Tenho certeza que quanto mais os alunos forem instigados, mais eles irão produzir!!!
#6 Planejamento é fundamental
Se existe uma coisa que aluno repara é em professor mal preparado! E o estagiário já é visto de maneira diferente por eles, pois tem consciência que você não é ainda um professor e muitos podem ver isto com maus olhos e subestimar seu trabalho. Segurança é um ponto fundamental para que suas aulas sejam levadas a sério pelos alunos e por você também. Uma aula bem preparada e coesa pode fazer a diferença no resultado final do seu estágio. Então se prepare direitinho para cada aula e esteja sempre bem organizado e claro com seu regente e alunos sobre questões de avaliações, atividades e conteúdo!
#7 Divulgue seu trabalho
É uma verdade universalmente conhecida que estagiário sofre!!!! Mas o lado bom dessa história é que todo esse "sofrimento" dá resultado!! E quando o resultado é positivo merece ser divulgado e refletido. Então não tenha medo de compartilhar seu trabalho com os demais colegas, professores do seu meio, boas ideias são inspirações para outras melhores ainda! Você pode escolher compartilhar suas experiências nas redes sociais, blogs ou uma ferramenta que eu utilizei e foi proveitosa, foi o portfólio digital , vocês podem acessar o meu em http://kawek.net/giisele e dar uma olhada nas minhas reflexões sobre a minha última etapa de estágio no fim do ano passado!
Ser professor não é uma tarefa fácil. Estar em sala de aula, é sempre um desafio, para nós professores em formação esse desafio se torna uma etapa muito mais intrigante, é de suma importância que o futuro docente esteja embasado por experiências que edifiquem sua atuação em sala de aula, para que os desafios encontrados durante sua atuação sejam efetivamente superados. É nesse âmbito que todas as etapas de Estágio Supervisionado se fazem de extrema relevância, a prática é o caminho pelo qual o professor em formação irá encontrar os desafios da sala de aula e nele pautar sua postura diante desses obstáculos Então se chegou a sua hora de estágio, se joga! \O/
Hasta La Vista :*