terça-feira, 31 de março de 2015

The Super Teacher: Dicas para se dar bem no estágio


Episódio de hoje: Estágio! E agora?

Resolveu fazer licenciatura e está com medo do estágio!? Relaxa, esse post está recheado de dicas pra te auxiliar nesse momento tão importante da sua formação! 

É uma verdade universalmente conhecida que estagiário sofre e é por isso que hoje meu post é sobre conselhos para que este sofrimento não sobrepuje suas experiências em sala de aula! Quando você passa por todos os estágios em um curso de licenciatura como o de Língua Inglesa algumas coisas começam a ficar mais claras, principalmente no que diz respeito a sua atuação em sala de aula e eu decidi compartilhar algumas dicas com vocês futuros super teachers ! Let's go!

#1 Estágio é seu momento de  aprender!



Muita gente imagina o estágio como uma tortura, as vezes estar sozinho em uma sala de aula cheia pode ser estressante para algumas pessoas, mas o que você deve ter em mente que este é seu momento de aprender, unir as teorias que você vem discutindo durante a graduação com a prática no dia a dia escolar. É o momento de aprender lidar com seus alunos e a construir sua postura como profissional, mesmo que você tenha tido dias ruins, com certeza aprenderá a lidar melhor com suas expectativas e frustrações.

#2 Mantenha uma relação de respeito com seu regente;



Seu regente é seu companheiro de aprendizado, assim como seu professor de estágio te auxilia, tudo o que você planejar tem que passar por ele. Mesmo que seu regente seja um pouco disperso com essa função ou trabalhe de forma diferente da sua, tente compreender que ele está cedendo o local para que você possa desenvolver seu trabalho e ele é seu porta voz dentro da escola. Vocês tiveram formações diferentes e podem não concordar em tudo, mas manter uma relação de respeito mútuo é um passo fundamental para que seu estágio possa correr bem. Aproveite para trocar experiências, ninguém melhor do que seu regente para lhe auxiliar com sua turma!

#3 Espere o inesperado



Se tem uma coisa que sempre acontece nos estágios é o inesperado e você precisa estar preparado pra isso, nem sempre a aula toma o rumo que você planejou, alunos são cheios de ideias, cada um vê o mundo de um jeito, entende de um jeito e tem seu ritmo de aprendizado. Aprenda a usar o inesperado ao seu favor se preparando para a pluralidade que você irá encontrar em sala.


#4 Cronogramas são hipóteses



Haverão mil paralisações de um lado, mil feriados do outro e você com certeza será atingido! A pura verdade é que sempre poderá haver algo inesperado para atrapalhar seu cronograma, feriados, paralisações, projetos da escola, véspera de feriados, alunos que filam aulas em conjunto e etc.. o que posso aconselhar é ter paciência respirar fundo e construir um cronograma organizado que possa ser flexível a essas possíveis mudanças.

#5 Nunca subestime seus alunos




Não importa se os alunos que lá estão são de zonas carentes, estão acostumados com cópia no caderno, são indisciplinados, desinteressados ou o que for. Todos, eu repito TODOS que lá estiverem são capazes de aprender e de produzir coisas que você nem imagina, eu muitas vezes já me surpreendi em sala com o potencial dos alunos de estarem receptivos á coisas novas e produzirem trabalhos super criativos! Aproveite para planejar um projeto com atividades dinâmicas e que necessite da participação ativa dos alunos, pode ser desde montagem de murais, apresentações teatrais, debates, montagem de vídeos, blogs, paródias o que for! Tenho certeza que quanto mais os alunos forem instigados, mais eles irão produzir!!!


#6 Planejamento é fundamental



Se existe uma coisa que aluno repara é em professor mal preparado! E o estagiário já é visto de maneira diferente por eles, pois tem consciência que você não é ainda um professor e muitos podem ver isto com maus olhos e subestimar seu trabalho. Segurança é um ponto fundamental para que suas aulas sejam levadas a sério pelos alunos e por você também. Uma aula bem preparada e coesa pode fazer a diferença no resultado final do seu estágio. Então se prepare direitinho para cada aula e esteja sempre bem organizado e claro com seu regente e alunos sobre questões de avaliações, atividades e conteúdo! 

#7 Divulgue seu trabalho



É uma verdade universalmente conhecida que estagiário sofre!!!! Mas o lado bom dessa história é que todo esse "sofrimento" dá resultado!! E quando o resultado é positivo merece ser divulgado e refletido. Então não tenha medo de compartilhar seu trabalho com os demais colegas, professores do seu meio, boas ideias são inspirações para outras melhores ainda! Você pode escolher compartilhar suas experiências nas redes sociais, blogs ou uma ferramenta que eu utilizei e foi proveitosa, foi o portfólio digital , vocês podem acessar o meu em http://kawek.net/giisele  e dar uma olhada nas minhas reflexões sobre a minha última etapa de estágio no fim do ano passado!


Ser professor não é uma tarefa fácil. Estar em sala de aula, é sempre um desafio, para nós professores em formação esse desafio se torna uma etapa muito mais intrigante, é de suma importância que o futuro docente esteja embasado por experiências que edifiquem sua atuação em sala de aula, para que os desafios encontrados durante sua atuação sejam efetivamente superados. É nesse âmbito que todas as etapas de Estágio Supervisionado se fazem de extrema relevância, a prática é o caminho pelo qual o professor em formação irá encontrar os desafios da sala de aula e nele pautar sua postura diante desses obstáculos Então se chegou a sua hora de estágio, se joga! \O/

Hasta La Vista :*

sexta-feira, 27 de março de 2015

The Super Teacher: 7 Dicas Para se Tornar Fluente em uma Língua Estrangeira

Heey!!! \O/
Voltei, e agora com umas super dicas para você que quer ser fluente em uma língua estrangeira!! São dicas que ajudam bastante, eu inclusive já fiz e faço várias delas !! Espero que estas dicas possam acrescentar positivamente ao conhecimento de vocês!!
Let's Go!!! \O/ \O/




#1  Mantenha um caderninho de vocabulário



Um caderninho que você possa carregar pra onde você for \O/

Escreva em um caderninho todo o novo vocabulário que você aprender. Copiando as palavras você tem o dobro de chances de lembrá-las as novamente. Escreva também o tipo de palavra (substantivo, verbo, advérbio) e um exemplo de como utilizá-la em uma frase. Quanto mais informação você tiver sobre a palavra, mais você irá lembrar. 

Sempre volte ao seu caderninho para revisar seu novo vocabulário! Não adianta nada escrever e não voltar lá para praticar. Vocabulário se aprende com prática!
#2 Fale com o seu cachorro! (?)



Ou gato, ou ursinho de pelúcia, ou espelho, na língua em que você quer aprender. Calma, eu não estou ficando doida, sei que parece meio estranho, mas pode ser bem útil. A ideia é falar do jeito que você souber e com alguém que não estará diretamente te julgando. Aproveite este momento para treinar pronúncia, e velocidade de fala, assim sua boca ficará acostumada a formar palavras no idioma escolhido. Aproveite e dê ênfase aos sons que não são comuns na sua língua materna.
#3 Assista TV, filmes, séries e afins com legendas na língua alvo!



Mesmo se você tiver em um nível iniciante, eu recomendo sempre que puder tentar assistir filmes, séries, tv shows com a legenda na língua que você quer aprender. Desta maneira tanto seus ouvidos quanto olhos estão trabalhando, absorvendo informações, então você tem o dobro de chances de aprender e memorizar este vocabulário mais adiante.

Também é uma dica legal, assistir com papel e caneta ao seu alcance, ou até com seu caderninho de vocabulário. Assim você poderá ir anotando as palavras que você não conhece de acordo com a legenda e poderá checar no dicionário mais tarde. 

Para os estudantes que querem aprender Inglês (minha área! uhu!) recomendo o site TED talks. Onde você pode encontrar conteúdo interessante, com legendas e tudo mais! Não esqueçam do nosso amado Youtube!! Lá você encontra de tudo, é só seguir seus interesses e ativar as legendas 'hahaha

Hora de parar de: assistir seja o que for com as legendas em seu idioma, tá bom que até eu faço isso, as vezes é mais cômodo, só que a quantidade de vocabulário que você deixa de conhecer pode ser grande! Seu cérebro tende á se apegar as informações na sua língua materna e deixa um pouco de lado a língua alvo.
#4 Use e abuse de MÚSICA!



Encontre uma música na língua em que você está aprendendo e ouça enquanto você está fazendo outras coisas (por exemplo, viajando de ônibus, arrumando a casa e etc...). Tente entender da música a maior quantidade de palavras possíveis.

Outra dica que pode ajudar é ouvir a música enquanto ler a letra, tente cantar se você gostar, isso ajuda na pronúncia. Não esquece de sempre checar as palavras que você não sabe. 

Mais adiante quando você ouvir essa música ficará muito mais fácil entendê-la pois o vocabulário, a pronúncia e as estruturas gramaticais estarão memorizadas por você!! A partir daí é só se jogar \O/ \O/

Música é uma boa maneira para expandir vocabulário! Costumamos lembrar com mais facilidade as palavras que estão inseridas em um ritmo do que quando apenas ouvimos na fala. Não sei por quê, mas é verdade, comigo funciona é o que eu chamo memória musical. Quando você se depara com a palavra e lembra da música ex: Paradise "para para paradise, para para, paradise" .....


A desvantagem! O único problema de estudar idiomas com música é a licença poética, pois as músicas não necessariamente tem que seguir a forma gramatical correta, são cheias de expressões, abreviações e gírias. O conselho é sempre checar no dicionário o que tiver dúvidas.
#5 Leia o Jornal!



É muito importante procurar maneiras de vivenciar o idioma em seu “habitat natural”; para observar como as palavras são utilizadas em determinado contexto. Muitos estudantes ignoram a importância da leitura, mas esta é uma ótima maneira de entrar em contato com o idioma.



Destaquei aqui a leitura de notícias, se seu objetivo for conhecer vocabulário voltado para o dia a dia. mas toda literatura é válida para quem quer aprender. Em determinados romances e contos por exemplo o vocabulário é mais criativo, com maior variedade de sinônimos o que irá expandir ainda mais seu vocabulário.

Procure ler notícias ou artigos nos sites dos jornais de mais destaque como The New York Times. Nestes sites o nível de vocabulário pode ser um pouco difícil, para níveis mais fáceis você pode procurar sites com notícias de entretenimento onde a linguagem é mais simples, como o site da MTV por exemplo! ;)

 #6 Não dependa da sua língua materna!



Principalmente quando estivermos falando de produção oral! Quando estamos aprendendo costumamos depender da língua materna, por exemplo quando não sabemos uma palavra na língua alvo falamos na nossa língua materna. Pra iniciantes esta prática pode ser ok, maaaas esta ajudinha da língua materna pode virar um hábito ruim. 



Se você não sabe uma palavra a melhor maneira de escapar do hábito de recorrer a língua materna é tentar reorganizar sua frase, tentando dizer as mesmas coisas com as palavras que você já sabe! Sempre foque no que você sabe!

Também é muito importante não tentar sempre traduzir seus pensamentos da sua língua materna para a alvo, muitas expressões podem não dar certo, ou podem não existirem no idioma alvo. Tente organizar seu raciocínio pensando no idioma que você quer aprender! ;)


#7 Perca a vergonha!


Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas a vergonha não ajuda a aprender um novo idioma, você tem que praticar, se arriscar, cometer erros, tudo isso faz parte e você não deve se preocupar com o que as pessoas irão pensar. Uma das hipóteses que fazem crianças aprenderem "mais fácil" um novo idioma do que os adultos é exatamente a falta da vergonha, crianças aprendem em tom de brincadeira e tem menos medo de se arriscar do que os adultos.

Nunca se envergonhe do seu nível! Todos nós já fomos iniciantes um dia!. Nunca se martirize por cometer erros! Se você não cometer erros nunca poderá aprender com eles! Procure praticar com quem faz você se sentir bem e não ficará te julgando pelos seus erros!



Então, sorria, respira e não desista! Aprender um novo idioma não é fácil, mas todo o esforço é válido para enriquecer seu conhecimento! Se joga!


Hasta La Vista :*


Inspirado em: http://easyenglisharticles.com/2015/03/how-i-became-fluent-7-tips-on-learning-languages/


sábado, 21 de março de 2015

Top 5: Playlist Para Estudar!!

 Olá people!!!

Já cheguei com novidades, hoje vou dividir um pouco com vocês da minha trilha sonora para estudar!!! Mas antes de ir para o post em si, confere o vídeo que eu fiz para introduzir nosso tópico de hoje!!! Depois é só curtir a vibe u.u



#1 John Mayer



Conhecido popularmente (por mim haha) como: #Johnamordavida #Johnseulindo #JãodoMéier #QueridoJão

Porque é perfeito pra curtir na hora do estudo: Nada a declarar sobre John que não seja papo de fã enlouquecida hahaha. Brincando, John é um músico extraordinário e tem músicas que servem para todos os momentos, até porque sua carreira tem várias fases, com um foco mais, pop, mais rock, mais bues, soul, folk e tal. Não dá pra classificá-lo em um estilo só, é um artista versátil e um dos maiores guitarristas que eu já ouvi (alertadefãenlouquecidadenovo) hehehe

Pra estudar escolho três álbuns do John que tem uma pegada bem relax que pra mim dá pra estudar ouvindo de boa.  O primeiro é o Born and Raised, uma das obras primas John que eu amo e tem uma das minhas músicas preferidas dele "A Face To Call Home" 


Outro álbum legal é o "Where The Light Is" também um dos mais amados pelos fãs, é o fruto do DVD dele que foi gravado em Los Angeles em 2008, um trabalho simples e intenso, as músicas são acústicas e tem uma pegada bem leve, confira "Stop This Train" e The Heart of Life"


O último tá gente, porque se deixar eu faço o post só do John hahaha é O "The Village Sessions" também de versões acústicas nem todo mundo conhece esse álbum, talvez os fãs mais enlouquecidos hehe. Foi gravado em 2006 no estúdio Village (em Los Angeles) em apenas um dia. O cd é composto por seis gravações, entre as favoritas de John Mayer de seu álbum anterior, o Continuum. Vale à pena conferir  a versão de "Waiting on The World to Change" em uma parceria com Ben Harper. E as outras todas, claro! ;)



#2 Ed Sheeran



Conhecido popularmente (por mim haha) como: #Teddysheeran #Gingermaislindo 

Porque é perfeito pra curtir na hora do estudo: Existe coisa mais fofa no mundo da música atualmente do que Ed Sheeran? Na minha opinião não. O cara está estourando nas paradas com uns dos melhores álbuns do ano passado o "X" (multiply) e um dos clipes mais sutis e lindos da pop music (Thinking Out Loud) Ed também é uma das minhas escolhas para a hora do estudo. 

Com a voz suave e músicas cheias de sentimento Ed emprestou para a música atual uma cara nova, pop music de qualidade do qual estávamos carentes. Apesar de transitar por umas músicas mais dançantes existem aquelas mais calminhas que não saem da minha playlist.

Minha ligação com Ed vem lá do seu EP "Songs I Wrote With Amy" de 2010 do qual eu indico TODAAAS! Confiram o EP completo no vídeo.


Sobre os demais álbuns "+" (plus) e "X" indico as músicas que mais gosto: do primeiro "Lego House" "Wake Me Up" "kiss me" "Give me Love" e do segundo (OMG!!!~indecisão~) "Thinking Out Loud" "Photograph" "Afire Love" e "One"!

#3 Renato Russo


Conhecido popularmente (por mim haha) como: #EternoPoeta #Comonãoadmirar 

Porque é perfeito pra curtir na hora do estudo: Renato Russo deve ser parte integrante de toda playlist que se preze, e a minha playlist não fica de fora!! Como vocês devem ter percebido, separei o Renato e não o grupo Legião Urbana apesar de gostar bastante do grupo, minha playlist da hora do estudo escolhe um álbum bem específico do Renato, o "Equilíbrio Distante" gravado em 1995, este foi o segundo álbum solo dele do qual é composto por músicas em italiano. 

Eu acho esse um álbum muito lindo e delicado, partindo da capa  formada por desenhos de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, que representam o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, o Coliseu e a Torre de Pisa, grafada como Torre de Pizza. (~fofo~)



A voz marcante de Renato e a beleza do idioma italiano dão a esse álbum um tom super especial, sou fascinada por ele! Indico para a Playlist de vocês os três grandes hits: "Strani Amori" que rendeu até um video-clipe onde Renato aparece pela última vez; "La Forza Della Vita" e "La Solitudine" além da super linda "Wave (Come Fa Un'Onda)" Confira o álbum completo no vídeo!



#4 Elton John

oscars animated GIF

Conhecido popularmente (por mim haha) como: #SirElton 

Porque é perfeito pra curtir na hora do estudo: Minha relação com o Sir Elton vem de muitos anos atrás, pois cresci ouvindo os hits desse cara, meus pais sempre gostaram das suas músicas e eu aprendi a gostar também! E como boa filha que sou, aprendi direitinho e acrescento também Elton John na minha playlist.

Sir Elton é considerado uma lenda da música já vendeu mais de 450 milhões de discos em todo o mundo, e detém o recorde de o single mais vendido de todos os tempos. Ao longo de quase cinco décadas, desde 1969, Elton fez mais de 3.500 concertos ao redor do mundo. Preciso falar mais alguma coisa!?


Eu particularmente tenho razões para amar o Sir Elton pra vida pois ele foi o responsável pelas músicas da trilha sonora do Rei Leão, meu filme preferido de todos os tempos 'haha ganhou Oscar e tudo mais... além disso em meados dos anos 70/80 tinha um estilo que deixaria qualquer Lady Gaga pra trás!



Vai um Oscar aí haters?
Bom, voltando ao assunto das músicas, as clássicas do Elton que fazem parte da minha playlist do estudo são: "Your Song" "Skyline Pigeon" "Can You Feel The Love Tonight" "The Rocket man" entre outras!



#5 The Script




Conhecido popularmente (por mim haha) como: #Dublinenses 

Porque é perfeito pra curtir na hora do estudo: Essa é a única banda com uma pegada mais rock dessa playlist, de vez em quando faz bem e se for The Script melhor ainda !!!!! Eu já curtia essa banda mesmo sem saber quem eram, viciei na música "Breakeven" mas na versão cover do Boyce Avenue, um belo dia resolvi procurar a versão original e encontrei a luz 'haahaha  Me perguntei: o que eu estava fazendo da minha vida que não curtia isso aindaaa?! Viciei nas músicas do The Script e principalmente no álbum mais recente deles o "No Sound Without Silence". E acreditem, muita gente não conhece!!!!! AAAHHHH!!!!


Capa mais linda!

The Script é classificada como uma banda de rock alternativo. Vinda de Dublin, Irlanda é composta por Danny O'Donoghue, Mark Sheehan e Glen Power. Formada desde 2001 a banda tem quatro álbuns de estúdio o primeiro "The Script"  lançado em 2008, em seguida "Science & Faith" 2010,  o "#3" em 2012 e em 2014 o "No Sound Without Silence"  dos quais eu indico agora minhas faixas favoritas para a playlist do estudo! Confira "The Man Who Can't Be Moved" "No Good In Goodbye"  "Man On a Wire" "Six Degrees Of Separation" e várias outras que você conferir mais além das minhas dicas!


Bom gente, termino aqui meu Top Five com o coração partido porque deixei várias outras dicas musicais de fora, apesar de ser um top 5 a ordem dos cantores/bandas foram aleatórias, não gosto de ficar escolhendo assim heheh Espero ter contribuído para as playlists de vocês, e não esqueçam que eu deixei dicas, sugestões. Gosto musical é algo bastante pessoal experimentem coisas novas, mas não esqueçam de seguir o faz bem para vocês!!

Hasta La Vista :*


terça-feira, 17 de março de 2015

Meu Herói Favorito: Capitão América


       Todo mundo tem um herói favorito, este não precisa exatamente ter saído dos quadrinhos, mas sim ele existe, alguém que você admira e o qual você gostaria de compartilhar suas qualidades ou superpoderes, no meu caso este é o Capitão América. A partir de agora você vai descobrir por que eu gosto do Capitão América e quem sabe você não se encanta por ele também. haha

   

       A primeira coisa que me encantou no Capitão América foram suas qualidades quando ele ainda era apenas o garoto do Brooklin. Não, por incrível que pareça não foi o Chris Evans!

Apesar de ter motivos pra isso 'hehe

      Steve Rogers, baixinho, franzino, asmático, sem conseguir ao menos tirar uma garota para dançar tinha um sonho, um objetivo, decidiu se calar para o que o mundo dizia e ir apenas em busca do objetivo de ser soldado e defender seu país. Steve tenta de tudo que está ao seu alcance, a determinação dele foi o que o fez ser um grande herói.



Quando se alistou Steve não tinha ideia do que estava por vir, ele tinha um objetivo, queria lutar por uma causa, e foi seu caráter que o levou a participar do projeto super soldado. Porque escolher “aquele magricela, franzino, e sem futuro”? Foi a pergunta que ele mesmo, o Steve , fez para o cientista: “ Porque eu?”

E a resposta?

“Porque você é fraco”

“Não importa o que aconteça continue a ser quem é, não apenas um soldado, mas um homem bom”“ Escolhi você, pois sei que sabe que esta força não é sua, por saber que não é sua, sabe valorizá-la e bem usá-la” A sua maior virtude estava dentro dele: a fortaleza de caráter.

captain-america-7

       Quem assistiu ao filme "Capitão América: o primeiro vingador" sabe que nem tudo foram flores para Steve, depois de se tornar o Capitão América um super soldado. Sua vida não foi como ele esperava, acabou se iludindo pela fama e a comodidade se tornando apenas um produto de marketing. Quando ele se lembra de quem ele é, a sua determinação fala mais alto e ele faz jus a sua vontade de ser um soldado que pudesse fazer a diferença no seu país.

captain-america-3
       Então, muitos de vocês podem estar pensando agora que eu estou viajando na história, que o Capitão América não é tão bom assim, que ele é apenas um símbolo do imperialismo dos EUA, que o Iron Man é melhor e bla, bla, bla. Sim isso pode ter seus tons de verdade (menos a parte do Iron Man, aceitem.) os fatos que envolveram a criação e popularização do Capitão América foram extremamente envolvidos com os interesses políticos dos EUA em guerras, mas isso ocorreu com mais força no início do quadrinho que apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 em março de 1941.
       
A criação do Capitão América foi uma esperteza de mercado da editora [Timely Comics futura Marvel Comics]. No período, o governo dos EUA incentivou, com descontos em impostos, quem fizesse propaganda ideológica norte-americana.

O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis que surgiram sob a bandeira do patriotismo norte-americano e que foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas caiu na obscuridade após o fim do conflito.


captain-america-16

     O personagem retornaria vinte anos mais tarde, Em sua "ressurreição", o herói é encontrado congelado e passa a integrar Os Vingadores,(\O/ \O/êeeh!!) equipe formada por nomes como Homem de Ferro, Hulk e Thor. A figura do Capitão América se encontra em seu início relacionada a guerra, mas com o passar do tempo este personagem precisou ser encaixado em outros contextos para se manter vivo, assim como seu patriotismo, agora mais "sutil". O que levou ao Capitão América que conhecemos hoje.


     Bom, termino aqui meu post, deixando claro que os heróis estão aí e você pode fazer a interpretação que quiser, o Capitão América é um dos meus favoritos pelas suas qualidades,dentre elas determinação e coragem. As vezes meio exagerada, sempre sabe o que fazer, mesmo quando esta escolha diz respeito a se sacrificar pelos outros. E não tem tempo de ficar com a mocinha :'(
É um herói né gente?!
Bjos :*

captain-america-1

Textos de apoio:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/capitao+america+um+heroi+menos+imperialista+do+que+parece/n1597105942384.html
http://desmanipulador.blogspot.com.br/2012/10/a-historia-do-capitao-america.html
http://www.mtv.com/news/2099749/chris-evans-as-captain-america/?xrs=_s.fb_main_c.ms_h.14

quinta-feira, 12 de março de 2015

Leituras e Devaneios: Aforismos de Oscar Wilde



         Você conhece Oscar Wilde? Se não conhece, chegou a hora! \O/ \O/

              

        Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor, poeta e ensaísta irlandês. Conhecido pelo seu estilo de escrita irônico e inteligente. Dentre elas se destaca o uso dos aforismos onde ele critica a sociedade muitas vezes com um toque de humor. 
     Sua obra mais conhecida é O Retrato de Dorian Gray. Dentre as peças de teatro que escreveu estão: “Salomé” (1891), “O leque de Lady Windermere” (1892);“Uma Mulher sem Importância” (1893); “A Importância de ser prudente” (1895No seu único romance O Retrato de Dorian Gray, o autor fala sobre arte, vaidade e manipulações humanas. Em seu prefácio consta um de seus tantos aforismos: “Não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo”

        Afinal, o que é um aforismo?   


      O termo “aforismo” é oriundo do grego “aphorismós” e significa “limitação, definição breve, sentença”, aproximando-se de provérbio, adágio, entre outros assemelhados. No entanto, aforismo é um estilo de escrita que articula literatura e filosofia, em um tipo de discurso em que a percepção do mundo é realçada pela expressividade da mensagem verbalmente econômica.

       Curto, breve e conciso na forma, o aforismo pode valer-se do conteúdo filosófico para estruturar-se como aquele discurso que apresenta pinceladas compreensivas sobre o mundo, a vida, a sociedade e sobre tudo o que vier a ser objeto de pensamento.

"todas as grandes ideias
são perigosas"

     Mais ou menos como os twitteiros  costumam fazer, limitam sua escrita aos 140 caracteres para que esta transmita uma mensagem, podemos assim dizer que se Oscar Wilde vivesse nos tempos de hoje, provavelmente ele seria um belo usuário do twitter, com certeza eu o seguiria 'haha


       Uma parte importante da obra de Oscar Wilde são seus aforismos, muitas vezes o autor é mais reconhecido por esta características de sua escrita do que por suas peças, contos e ensaios. Suas sentenças de poucas palavras carregam um preceito moral, podendo ser cômico, reflexivo e intrigante.

        Agora que já sabemos do que se tratam os aforismos, vamos ver alguns exemplos, dentre eles alguns dos meus favoritos!!

Se há no mundo alguma coisa mais irritante do que sermos alguém de quem se fala, é ninguém falar de nós.” 

"A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte.“



"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza."

"A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa
gargalhada. De terminar com ela, também." 

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.“

                         

“A única maneira de nos livrarmos da tentação é ceder-lhe.”

“A instrução é uma coisa muito bonita, mas vale lembrar, de vez em quando, que nada daquilo que realmente interessa pode ser ensinado.”

“As mulheres foram feitas para serem amadas, e não para serem compreendidas.”

“Hoje em dia é muito perigoso, para um marido, ser gentil em
público com a mulher: isto faz com que as pessoas pensem logo
que ele a surra na intimidade. De tão grande que é a incredulidade
do mundo por aquilo que tem aparência de felicidade conjugal.”

“Segundo alguns, as mulheres amam com os ouvidos, exatamente como os homens amam com os olhos; admitindo-se que realmente amem.”

Fica a dica pra quem quiser saber mais sobre os aforismos de Wilde,apresentei aqui
apenas uns aperitivo da ampla obra deste autor, espero fazer mais postagens sobre
ele, pois quando se trata de Wilde me empolgo 'hahaha

Hasta La Vista!

          Sites de apoio:
http://www.online-literature.com/wilde/

http://poeticadebotequim.com/2012/11/22/2038/

sábado, 7 de março de 2015

The Super Teacher: Dinâmica Barney Stinson





Heey!! \O/

A boa notícia de hoje é que estamos de volta com mais uma dica para os super teachers de plantão, hoje eu viajei legal e tive uma ideia mirabolante de dinâmica para sala de aula, (ou até para fazer com os amigos!) não é uma coisa revolucionária que se diga OMG It will change my life!!!! Até porque vários teachers já utilizam este tipo de atividade em sala, procurei apenas uma forma de deixar algo que já era legal com um toque para ficar AWESOME!!


De início é bom checar se os alunos conhecem o principal personagem desta dinâmica: Mr. Barney Stinson! O icônico personagem da série How I Met Your Mother, sitcom americana da CBS criada por Carter Bays e Craig Thomas, que foi produzida entre 2005 e 2014.

Cheio de bordões e esquisitices Barney muitas vezes toma para si a atenção principal da trama. É considerado, pela maioria dos espectadores, o personagem mais engraçado da série e um dos principais motivos pelo seu sucesso.


Interpretado por Neil Patrick Harris que define seu personagem como um homem que "gosta de criar situações malucas e então sentar para assistir tudo acontecer." Na série, Barney é um mulherengo de trinta e poucos anos, confiante, quase sempre vestindo um terno, tem preferência por mulheres com problemas de auto-estima, e está sempre pronto para oferecer sua opinião (às vezes hipócrita). Ele tende a ser oportunista e manipulador, e tentará manipular a situação para que aconteça do seu jeito. Barney também costuma inventar histórias sem nexo e terminar com a frase: "True Story"

                                                 



É exatamente a parte do "criar situações malucas" que iremos utilizar na nossa dinâmica: 


A dinâmica será dividida em dois passos:


# A situação:

Sugira ao alunos situações embaraçosas das quais eles terão que sair, ou deixe que eles sugiram situações embaraçosas para a tarefa.

ex: Você se atrasou para um compromisso importante/ Suas notas não foram tão boas o quanto seus pais esperavam/ Seu namorado (a) encontrou mensagens suspeitas no seu cel.... e o que mais sua mente inventar (ou mais grave que isso, o quanto mais malucas melhor!!)


# A Tarefa:

Esta é uma atividade de Speaking onde os alunos deverão ser desafiados a tentar sair de uma das situações sugeridas, para isso ele precisa criar a história mais maluca que ele puder. Para estimular que o relato do aluno seja bem improvável, leve alguns flashcards com palavras aleatórias que serão mostradas ao aluno durante seu relato, a medida que a palavra for mostrada ele terá que inserir está palavra o mais rápido possível na narrativa. Estipule um tempo para a duração da hístória, pode ser trinta segundos, um minuto, fica a seu critério. Quem conseguir inserir mais palavras no período de tempo estimulado vence!


Lembrando que está é só uma dica, você pode transformá-la da maneira que quiser, dependendo do número de alunos, você pode dividir em grupos, também pode modificar essa atividade de speaking para writing, pedindo que os alunos escrevam as histórias. Essa atividade pode ser acompanhada de um episódio de How I Met Your Mother para que os alunos possam ver Barney "em ação" e se inspirarem para suas histórias malucas.

Como sugestão fica o episódio Girls X Suits da temporada 5 no melhor estilo Barney Stinson!



Enjoy your class!!

Hasta La Vista! :*



segunda-feira, 2 de março de 2015

Leituras e Devaneios: Drácula - Bram Stoker






Bem vindos ao meu primeiro clássico do ano. Por quê começar com Drácula? Fácil de responder, este livro é conhecido por instituir o mito do vampiro moderno que conhecemos, ou seja, tudo o que assistimos e lemos sobre vampiros durante os séculos XX e XXI foi extremamente influenciado por essa obra de Stoker, Ok, não foi o escritor irlandês que "inventou" os vampiros mas foi a partir de sua obra que essas criaturas medonhas e muitas vezes apaixonantes ganharam popularidade.

Minha vontade de ler Drácula surgiu exatamente pelos tantas adaptações vampirescas que acompanhamos desde que me entendo por gente, (Drácula 2000, Drácula do Copolla, Van Helsing Nosferatu, Drácula Untold, Drácula série da NBC e por aí vai...) mas aí vem a dúvida. Como começou?  Eu fiquei bastante curiosa pra saber o quanto as adaptações destoam da obra que lhes serviu como fonte.




Para o livro que eu quero descer!!!!

Minha gente, muitos acontecimentos estranhos ocorrem enquanto eu leio Drácula (porque eu não terminei ainda) 'hahaha tirando meu exagero claro, realmente ocorreram coisas interessantes de destacar pra vocês (obs: a seção se chama leituras e devaneios, então eu posso devanear o quanto eu quiser!)

Dá medo de verdade gente!!!!! Tá, o que estava se passando na minha mente, se eu vou ler um livro de horror como Drácula eu já deveria esperar ficar com medo, mas não estava achando que iria levar na boa (isso que dá ficar lendo Crepúsculo!). 

Por que dá medo?  Drácula é uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos. E como se já não bastasse é baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real o rei Vlad, o Empalador.  Ele governou a região da Valáquia  de 1456 a 1462 e em 1476. Como seu sinistro título sinaliza, Vlad era famoso pela crueldade contra seus inimigos. (muahahahahaha!)

Vlad III
                                                             

Sobre Vlad a inspiração para Drácula:  

"Sua fama "vampiresca" se espalhou, começando com o fato de que, quando retornou à região, ele era muito parecido com o seu pai. Graças à imaginação bastante fértil daqueles que viveram na Idade Média, a população se confundiu, achando que Vlad II teria ressuscitado e, criando assim, a lenda da imortalidade de Vlad III, característica primordial de qualquer vampiro que se preze. 
A crueldade de Drácula e a excentricidade de seus hábitos alimentaram várias lendas. Seu castelo ficava em uma região afastada, entre montanhas, alimentando os boatos de mal-assombrado. Os turcos, em sua expansão rumo à Europa, também foram vitimados pela crueldade de Vlad III, que tinha como hábito ter suas refeições entre as estacas que continham suas vítimas empaladas. Daí a lenda de que o Conde Drácula se alimentava de sangue humano.

Vlad III acabou morto pelos turcos em 1476. Sua cabeça ficou exposta em Constantinopla, na ponta de uma estaca. O seu corpo foi enterrado em Snagov, uma ilha-monastério localizada nos arredores de de Bucareste, capital da Romênia. Séculos depois, em 1931, arqueólogos escavaram o túmulo e foram surpreendidos ao não encontrar nenhuma ossada humana, apenas de animais. Não é à toa que Vlad III, O Empalador, se tornou o símbolo dos vampiros."

Bram Stoker utiliza essas características medonhas na criação de seu personagem e para aumentar mais ainda o medo acrescenta um pequeno prefácio em seu livro. Já encontrei edições sem esse trecho, mas ele está presente na minha edição de 2011 da Martin Claret, "Os leitores daí tirem suas conclusões..."


Os fatos apresentados no livro ganham um tom de veracidade a cada nova página Stoker decide utilizar algumas estratégias para tronar sua narrativa mais real, dividindo seu romance entre relatos dos personagens principais, iniciamos a narrativa pelo ponto de vista do Jonathan Harker que mantem um diário e relata sobre sua "visita" ao castelo do Conde Drácula, a partir daí a narrativa se divide entre a forma epistolar (por cartas) e diários entre os personagens, entre eles Mina, Lucy, Van Helsing e demais envolvidos.

Pouco a pouco adentramos no terror de estar próximo de uma criatura tão assustadora quanto o conde Drácula, e ao mesmo tempo ficamos cada vez mais curiosos para saber mais sobre ela; o ser que habita os mais horripilantes pesadelos dos últimos séculos!

Ou não né? Depende deste pesadelo aí hahaha até porque a cultura pop fez dos vampiros, símbolo de sedução e beleza eterna um ser quase impossível de resistir. Aqui seguem alguns exemplos que farão alguns pescocinhos começarem a se voluntariar por uma mordidinha (nhac!)

Começando por Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas. LouisLestat Armand no filme Entrevista com o Vampiro (1994)

Vai uma mordidinha aí!? hahahaha

 David Boreanaz, o vampiro Angel –  nas séries Buffy, A Caça-Vampiros (1997) e Angel (1999)


O primeiro vampiro que me seduziu. hehe quem nunca!?

Como deixar de fora  Robert Pattinson e seu Edward Cullen da saga Crepúsculo (2008)?


Representando uma categoria de vampiros mais "delicados"

Gary Oldman e seu Drácula na versão "simpática" no filme Drácula de Bram Stoker de Francis Coppola (1992)


Esse dá medo!!
Os belos Damon, Ian Somerhalder e Stefan, Paul Wesley da série The Vampire Diaries (2009)


gosto mais do lado mau dos irmãos haha
Jonathan Rhys Meyers e seu Drácula da série de mesmo nome produzida em 2012 pela NBC


ei coisinha, vá devagar  *--*
Tá parei! Poderia listar mais vários vampiros extremamente irresistíveis que pescocinho nenhum colocaria defeito (Vejam True Blood, Blade, A Hora do Espanto, Sombras da Noite, Van Helsing, Drácula Untold, os demais vampiros de Crepúsculo, The Originals e deleitem-se) Maaaas como tudo tem um porém, é engraçado comparar todos esses vampiros gatos que se destoam da descrição original do Conde Drácula que está mais para medonha do que para sedutora! Espiem só:

Descrição extraída do diário de Harker: “Seu rosto tinha um acentuado perfil aquilino, com um nariz magro e pronunciado e narinas curvadas de uma forma peculiar; sua testa era larga e arredondada, e o cabelo escasseava nas têmporas, mas era farto no resto da cabeça. Suas sobrancelhas eram muito densas e quase se encontravam acima do nariz, com pêlos cerrados que pareciam se enrolar, de tão profusos. A boca, até onde eu conseguia vê-la sob o bigode farto, era rígida e de aparência cruel, com dentes brancos e peculiarmente afiados. Os dentes superiores projetavam-se sobre os inferiores e apareciam entre os lábios, que eram notavelmente corados e revelavam uma surpreendente vitalidade num homem daquela idade. Quanto ao resto, suas orelhas eram pálidas, com extremidades bastante pontudas.O queixo era largo e forte, e as maçãs do rosto, firmes ainda que magras. O efeito geral era da mais extraordinária palidez”. 

Alguma semelhança com o Brad Pitt, Ian Somerhalder ou Tom Cruise? NÃO! Acreditem ou não, no dia em que li esta descrição tive pesadelos (True Story!) Hahaha. Gostem de vampiros ou não, agradeçam a Bram Stoker por ter criado este mito vampiresco que deu origem a todos os outros vampiros sedutores ou horripilantes que conhecemos hoje. É uma leitura inadiável para quem quer conhecer o universo dos vampiros frente a frente com o terror.

Sites de apoio:
http://www.assombrado.com.br
http://www.plazablog.com.br/entretenimento/os-vampiros-mais-gatos-do-cinema-e-da-tv/
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/saiba-mais/conheca-a-historia-de-dracula-519356.shtml


 "ei coisinha, traz o alho!"

Hasta La Vista :*