Oieeee!!!
Felizona de ter tirado esse tempinho pra compartilhar com vocês um pouco da minha mais nova série favorita de todos os tempos ~nem um pouco exagerada~ Sim, é a maravilhosa Outlander!!!
Pra quem não conhece ela narra a história de Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira em combate em 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser (Sam Heughan), um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.
Segue o Trailer da primeira temporada pra quem quiser ficar por dentro:
Caso meus leitores aqui presentes não tenham assistido a série que agora está em sua terceira temporada, fica aqui o meu Spoiler Alert! Pois irei comentar dois fatos ocorridos durante a primeira temporada.
Que James Alexander Malcom Mackenzie Fraser parece ser o escocês que pedimos a Deus não é mentira, mas algumas das ações dele nos fazem pensar em como o personagem é único e em como os séculos de distância entre ele, Claire e os espectadores parecem se tornar gigantes e próximos ao mesmo tempo.
A primeira vista Jamie é o típico herói cavalheiro e corajoso que nos acostumamos a ver nos filmes e séries por aí, forte, guerreiro, honesto e lindo de cair o queixo, mas o que não prestamos atenção em uma primeira impressão é que o Highlander dos nossos sonhos também é machista, conservador um típico homem do século XVIII apontando certos comportamentos na série , que não tiveram muita importância para a trama no geral, mas que fariam qualquer mulher do século atual pensar duas vezes em se envolver com ele.
Vou destacar dois pontos que não saíram da minha cabeça, o fato do Jamie ter batido na Claire logo depois que ela tenta fugir dele e o motivo que o fez ficar longe de sua irmã por tantos anos: pensar que ela havia sido estuprada por Black Jack Randall.
No primeiro caso, logo após Claire tentar fugir de todas as formas para ás pedras de Craigh na Dun que a levaram na viagem do tempo. Jamie vai atrás dela e ao encontrá-la decide puni-la com agressão física. Se bem me lembro do episódio, ainda na primeira temporada, Jamie sofre muita pressão dos companheiros para que ele tome uma atitude sobre a fuga e essa foi a escolha feita por ele, parecia estar fazendo pela pressão mas, foi difícil de engolir depois de todos os feitos heroicos dele para com Claire.
Fica meio óbvio que na nossa época agressão física dentro de um casamento infelizmente não é novidade, convivemos com essa realidade, muitas vezes não tão distantes, sobre mulheres que sofrem em relações abusivas com homens que se sentem donos das esposas/namoradas/ficantes que chegam a sofrer esse tipo de agressão, mas isso não deve fazer com que casos assim se tornem normais ou aceitáveis, pois não são! Não importa o quão perfeito o cara aparente ser, NADA JUSTIFICA UMA AGRESSÃO, sendo ela física ou de qualquer outra forma.
NA SÉRIE, Claire ao sofrer a agressão ficou tão perplexa que não teve uma reação imediata, mas logo após se afastar dele por um tempo ela o perdoou depois de Jamie dizer que espetaria uma faca no próprio coração se voltasse a tocar nela de forma agressiva. Claire teve em mente os mundos que os separavam, como eles sempre fazem e acabam compreendendo um ao outro, logo ela aceitou as desculpas, não sem antes dizer que comeria o coração de Jamie caso a promessa fosse quebrada. Românticos como só eles sabem ser.
O segundo ponto diz respeito a relação de Jamie com a irmã Jenny, no decorrer da trama descobrimos que a irmã dele poderia ter sido estuprada por Jack Randall, isso é um dos motivos que fazem Jamie sentir vergonha de voltar para casa, pesa o fato de que ele por ser o irmão mais velho, deveria proteger a honra da irmã e meio que as circunstâncias acabam fazendo com que seja um pouco "culpa" dele a ida de Randall a casa da família que resultou neste fato, mas o que Jamie descobre depois é que sua irmã nunca foi estuprada por seu inimigo e que ela conseguiu se virar muito bem sozinha, casou, teve filhos e manteve as terras deles em ordem.
O que eu achei mais estranho nesse caso foi que ao saber que Randall poderia ter abusado da irmã, Jamie não se importou em tentar de alguma forma saber como a irmã estava emocionalmente depois do ocorrido ou mesmo depois de retornar ele meio que queria envergonhá-la pela ideia do filho dela poder ser de Randall. Muito ele pensava sobre como iria lidar com a desonra da irmã.
O que fica implícito aqui e em outros episódios onde estupro é mencionado, é que a vítima nem sempre é acolhida de forma adequada depois de um trauma desses, o que Jamie demonstra sendo um homem de 1742 é que a culpa/vergonha do estupro sempre recai sobre a vítima, nem a irmã dele escapou deste julgamento. Bem parecido com o que vivemos hoje, exceto que temos mais voz pra reforçar que estupro NUNCA é culpa da VÍTIMA!! Não importam as circunstâncias, meios, formas. A vítima merece amparo, acolhimento e acima de tudo respeito para poder seguir em frente.
NA SÉRIE, logo tudo se esclarece, Jenny perdoa Jamie e o acolhe novamente em casa.
Devemos odiar Jamie por causa disso? Não, o que trago aqui é apenas uma reflexão já que as atitudes de Jamie são justificadas por ele pertencer a uma outra época e portanto viver de acordo com os costumes desta. O que não se pode esquecer é que no século XXI certos comportamentos como os dele não podem ser aceitos.
Tentamos lidar com Jamie e ao mesmo tempo tentamos evitar cair de amores por ele, que como o personagem que é, representa o seu tempo mas também cresce e aprende muito em sua convivência com Claire. Então assistam Outlander e amem Jamie Fraser sem culpa, já que muitas vezes ele também provou que dentre os Highlanders ele é o melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário