Hey leitores!
Depois de uns dias sumida voltei! O motivo do meu sumiço vou contar em outro post não se preocupem! Maaaas agora o assunto é outro o livro lindo e cheio de amor chamado As Vantagens de Ser Invisível do escritor norte-americano Stephen Chbosky.
Minha história com esse livro é meio engraçada, desde que assisti ao filme que queria lê-lo, coloquei na minha lista mas sempre passava outro livro na frente dele e fui nessa lendo outras coisas até que um belo dia vi o livro na loja e fiz: é hoje!
Comprei levei pra casa e comecei a ler no outro dia, fui me encantando pelo Charlie e terminei o livro em dois dias. Foi como em um piscar de olhos, se eu soubesse da ressaca literária que estava por vir... fiquei até com aquele sentimento de que deveria ter ido mais devagar e ir aproveitando cada página, refletindo cada momento.
Metade da culpa foi minha eu estava realmente ansiosa quando eu li o livro, muitas coisas mudando de uma hora pra outra e eu descontei minha ansiosidade no livro. A outra metade da culpa fica por conta da escrita de Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível é escrito na forma epistolar, conhecemos Charlie pelas cartas que ele escreve para seu "amigo" esta, como define o autor, era a maneira mais íntima de falar ao leitor. Além disso, ele sentiu que esta seria uma forma de manter a história coesa, já que a juventude possui altos e baixos — onde, segundo o próprio romancista, "um dia, você está no topo do mundo e [...] três semanas depois, você está terrivelmente deprimido". Isso se reflete na escrita de Charlie: no início, o texto do garoto é simples e infantil, mas, à medida que amadurece, ele começa a escrever de uma forma mais profunda e completa.
Charlie é um personagem encantador, meio ingênuo, inseguro e ao mesmo tempo corajoso e determinado encontramos nele uma vontade incessante de ser alguém, de fazer parte de algo grande ou de apenas valorizar os pequenos momentos da vida.
Chorei e ri muito com o Charlie a cada página eu me apeguei mais a ele, primeiro desejando estar entre seus amigos e as vezes querendo protegê-lo da maldade dos outros. As Vantagens de Ser Invisível nos lembra o quanto podemos ser jovens e idiotas, mas também podemos ser infinitos e tudo isso faz parte da grande montanha russa que é a vida principalmente quando se está a beira da idade adulta.
Uma coisa super legal sobre o livro é que o Charlie é um leitor voraz e no decorrer da história ele lê vários livros clássicos os quais eu já conhecia e outros que entraram na minha lista é muito legal acompanhar a influência que estes livros causam na vida de Charlie e o quanto ele aprende com eles. Outro ponto interessante é a trilha sonora. As Vantagens de Ser Invisível é um livro super musical, Charlie tem sua própria playlist e ele liga os sentimentos que as músicas trazem para diferentes momentos da sua vida.
No final a gente entende que o Charlie não é tão diferente da gente, apesar de sua trajetória de vida ser diferente, seus questionamentos e anseios são similares aos que temos ou já tivemos, todos nós sobrevivemos apesar dos medos e dificuldades e temos os nossos momentos de nos sentirmos infinitos.
obs: se prepare para uma ressaca literária daquelas...
Hasta la vista :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário