segunda-feira, 2 de março de 2015

Leituras e Devaneios: Drácula - Bram Stoker






Bem vindos ao meu primeiro clássico do ano. Por quê começar com Drácula? Fácil de responder, este livro é conhecido por instituir o mito do vampiro moderno que conhecemos, ou seja, tudo o que assistimos e lemos sobre vampiros durante os séculos XX e XXI foi extremamente influenciado por essa obra de Stoker, Ok, não foi o escritor irlandês que "inventou" os vampiros mas foi a partir de sua obra que essas criaturas medonhas e muitas vezes apaixonantes ganharam popularidade.

Minha vontade de ler Drácula surgiu exatamente pelos tantas adaptações vampirescas que acompanhamos desde que me entendo por gente, (Drácula 2000, Drácula do Copolla, Van Helsing Nosferatu, Drácula Untold, Drácula série da NBC e por aí vai...) mas aí vem a dúvida. Como começou?  Eu fiquei bastante curiosa pra saber o quanto as adaptações destoam da obra que lhes serviu como fonte.




Para o livro que eu quero descer!!!!

Minha gente, muitos acontecimentos estranhos ocorrem enquanto eu leio Drácula (porque eu não terminei ainda) 'hahaha tirando meu exagero claro, realmente ocorreram coisas interessantes de destacar pra vocês (obs: a seção se chama leituras e devaneios, então eu posso devanear o quanto eu quiser!)

Dá medo de verdade gente!!!!! Tá, o que estava se passando na minha mente, se eu vou ler um livro de horror como Drácula eu já deveria esperar ficar com medo, mas não estava achando que iria levar na boa (isso que dá ficar lendo Crepúsculo!). 

Por que dá medo?  Drácula é uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos. E como se já não bastasse é baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real o rei Vlad, o Empalador.  Ele governou a região da Valáquia  de 1456 a 1462 e em 1476. Como seu sinistro título sinaliza, Vlad era famoso pela crueldade contra seus inimigos. (muahahahahaha!)

Vlad III
                                                             

Sobre Vlad a inspiração para Drácula:  

"Sua fama "vampiresca" se espalhou, começando com o fato de que, quando retornou à região, ele era muito parecido com o seu pai. Graças à imaginação bastante fértil daqueles que viveram na Idade Média, a população se confundiu, achando que Vlad II teria ressuscitado e, criando assim, a lenda da imortalidade de Vlad III, característica primordial de qualquer vampiro que se preze. 
A crueldade de Drácula e a excentricidade de seus hábitos alimentaram várias lendas. Seu castelo ficava em uma região afastada, entre montanhas, alimentando os boatos de mal-assombrado. Os turcos, em sua expansão rumo à Europa, também foram vitimados pela crueldade de Vlad III, que tinha como hábito ter suas refeições entre as estacas que continham suas vítimas empaladas. Daí a lenda de que o Conde Drácula se alimentava de sangue humano.

Vlad III acabou morto pelos turcos em 1476. Sua cabeça ficou exposta em Constantinopla, na ponta de uma estaca. O seu corpo foi enterrado em Snagov, uma ilha-monastério localizada nos arredores de de Bucareste, capital da Romênia. Séculos depois, em 1931, arqueólogos escavaram o túmulo e foram surpreendidos ao não encontrar nenhuma ossada humana, apenas de animais. Não é à toa que Vlad III, O Empalador, se tornou o símbolo dos vampiros."

Bram Stoker utiliza essas características medonhas na criação de seu personagem e para aumentar mais ainda o medo acrescenta um pequeno prefácio em seu livro. Já encontrei edições sem esse trecho, mas ele está presente na minha edição de 2011 da Martin Claret, "Os leitores daí tirem suas conclusões..."


Os fatos apresentados no livro ganham um tom de veracidade a cada nova página Stoker decide utilizar algumas estratégias para tronar sua narrativa mais real, dividindo seu romance entre relatos dos personagens principais, iniciamos a narrativa pelo ponto de vista do Jonathan Harker que mantem um diário e relata sobre sua "visita" ao castelo do Conde Drácula, a partir daí a narrativa se divide entre a forma epistolar (por cartas) e diários entre os personagens, entre eles Mina, Lucy, Van Helsing e demais envolvidos.

Pouco a pouco adentramos no terror de estar próximo de uma criatura tão assustadora quanto o conde Drácula, e ao mesmo tempo ficamos cada vez mais curiosos para saber mais sobre ela; o ser que habita os mais horripilantes pesadelos dos últimos séculos!

Ou não né? Depende deste pesadelo aí hahaha até porque a cultura pop fez dos vampiros, símbolo de sedução e beleza eterna um ser quase impossível de resistir. Aqui seguem alguns exemplos que farão alguns pescocinhos começarem a se voluntariar por uma mordidinha (nhac!)

Começando por Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas. LouisLestat Armand no filme Entrevista com o Vampiro (1994)

Vai uma mordidinha aí!? hahahaha

 David Boreanaz, o vampiro Angel –  nas séries Buffy, A Caça-Vampiros (1997) e Angel (1999)


O primeiro vampiro que me seduziu. hehe quem nunca!?

Como deixar de fora  Robert Pattinson e seu Edward Cullen da saga Crepúsculo (2008)?


Representando uma categoria de vampiros mais "delicados"

Gary Oldman e seu Drácula na versão "simpática" no filme Drácula de Bram Stoker de Francis Coppola (1992)


Esse dá medo!!
Os belos Damon, Ian Somerhalder e Stefan, Paul Wesley da série The Vampire Diaries (2009)


gosto mais do lado mau dos irmãos haha
Jonathan Rhys Meyers e seu Drácula da série de mesmo nome produzida em 2012 pela NBC


ei coisinha, vá devagar  *--*
Tá parei! Poderia listar mais vários vampiros extremamente irresistíveis que pescocinho nenhum colocaria defeito (Vejam True Blood, Blade, A Hora do Espanto, Sombras da Noite, Van Helsing, Drácula Untold, os demais vampiros de Crepúsculo, The Originals e deleitem-se) Maaaas como tudo tem um porém, é engraçado comparar todos esses vampiros gatos que se destoam da descrição original do Conde Drácula que está mais para medonha do que para sedutora! Espiem só:

Descrição extraída do diário de Harker: “Seu rosto tinha um acentuado perfil aquilino, com um nariz magro e pronunciado e narinas curvadas de uma forma peculiar; sua testa era larga e arredondada, e o cabelo escasseava nas têmporas, mas era farto no resto da cabeça. Suas sobrancelhas eram muito densas e quase se encontravam acima do nariz, com pêlos cerrados que pareciam se enrolar, de tão profusos. A boca, até onde eu conseguia vê-la sob o bigode farto, era rígida e de aparência cruel, com dentes brancos e peculiarmente afiados. Os dentes superiores projetavam-se sobre os inferiores e apareciam entre os lábios, que eram notavelmente corados e revelavam uma surpreendente vitalidade num homem daquela idade. Quanto ao resto, suas orelhas eram pálidas, com extremidades bastante pontudas.O queixo era largo e forte, e as maçãs do rosto, firmes ainda que magras. O efeito geral era da mais extraordinária palidez”. 

Alguma semelhança com o Brad Pitt, Ian Somerhalder ou Tom Cruise? NÃO! Acreditem ou não, no dia em que li esta descrição tive pesadelos (True Story!) Hahaha. Gostem de vampiros ou não, agradeçam a Bram Stoker por ter criado este mito vampiresco que deu origem a todos os outros vampiros sedutores ou horripilantes que conhecemos hoje. É uma leitura inadiável para quem quer conhecer o universo dos vampiros frente a frente com o terror.

Sites de apoio:
http://www.assombrado.com.br
http://www.plazablog.com.br/entretenimento/os-vampiros-mais-gatos-do-cinema-e-da-tv/
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/saiba-mais/conheca-a-historia-de-dracula-519356.shtml


 "ei coisinha, traz o alho!"

Hasta La Vista :*

6 comentários:

  1. Amo Vampirysmo .... Bram Stoker trás um Drácula bem sensato bem firme ... amo

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, seu blog é muito legal, adorei os horror makes!! Parabéns e obrigada pela visita! :*

      Excluir
  2. Olá!
    Acho que sempre haverão controversas em relação a que vampiro é mais "real" e mais integro em se comparado com o original. Acho que as estórias são diferentes por um motivo e não há razão compara-las.
    Gosto de todos os tipos de vampiros e com certeza ainda quero ler essa estória!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa!

      A leitura é ótima, com certeza um clássico! Vale à pena conferir! :)

      Excluir
  3. Amei! Bastante esclarecedor, principalmente pra quem ainda não leu.
    Parabéns ��

    ResponderExcluir