quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Meu Passado Literário: Gisele Moreira


Hey Leitores! 

Bem vindos a nova seção do nosso blog, chamada "Meu passado literário" A intenção é que os leitores do blog façam um texto contando suas primeiras experiências com a leitura, qual foi o primeiro livro que leu/ ganhou/ comprou/ virou fã e quais eram suas preferencias quando leitor jovem ex: autores/ gêneros/ obras e tal.. é isso! Dessa maneira você pode compartilhar suas experiências e conhecer as trajetórias de outras pessoas pelo mundo da leitura! Algumas pessoas eu irei convidar e outros interessados podem entrar em contato comigo pelo e-mail de contato do blog. Espero seu texto!! Pra começar, eu mesma vou tentar contar um pouco da minha trajetória como leitora...

Bem vindos ao meu passado literário!

Por: Gisele Moreira

Lembro da primeira palavra que eu li: escola, lembro da minha felicidade por ver as letras que antes não faziam sentido se unirem em um significado. Acho que não sabia nem ler quando ganhei meu primeiro livro, era um livro de orações para crianças que minha mãe me deu.

Lembro também de uma caixinha de música com livros que ganhei logo quando aprendi a ler, tenho ela até hj, mas perdi alguns livros. Essa caixinha muita gente deve conhecer é um kit com cinco clássicos da Disney os meus eram Alladin, Pocahontas, A Pequena Sereia, 101 Dálmatas e a Bela e a Fera. Não sei quantas vezes eu li e reli esses livrinhos, sei que perdi os meus favoritos, sabe aquela mania de criança de guardar as coisas em lugares especiais?! Pois é, depois esquece e não acha nunca mais. (minha mãe diria desculpa de menina bagunçeira hahaha)
A caixinha tocava música quando aberta, um bauzinho de tesouros!


Os que sobraram, relíquias 'haha

O primeiro livro que comprei, nem lembro quantos anos tinha, mas era bem guria, fui em uma Bienal do Livro como excursão da escola e voltei com o livrinho "Os Animais e Suas Vozes" (que também achei aqui no meio das minhas "arrumações de guarda roupa " relíquia!)

fofinho né?

O livro mais "maduro" que ganhei quando mais velha com uns dez ou onze anos não lembro direito, foi minha mãe que me presenteou ela disse que o livro era bom e que ela mesma tinha lido a versão para adultos alguns anos antes. Trata-se de "Quem Mexeu no Meu Queijo" de Spencer Johnson, M.D. uma coisa interessante desse livro é que querendo ou não foi muito importante pra mim, ele trata sobre mudanças e como lidar com elas e  eu nessa idade tive que lidar com muitas mudanças.


A verdade é que os livros sempre estiveram presentes na minha vida, não sei até que ponto fui influenciada por ter ganhado aquela caixinha de clássicos da Disney quando criança, de lá pra cá me permiti a passar por vários gêneros e me deixar levar pelas histórias que me aguardavam num passar de páginas. Poderia passar um trinta posts falando sobre os livros que li, e minhas histórias com eles, mas, tenho certeza que de alguma forma essa ligação não teria sido tão forte se não tivesse sido presenteada com um tesouro de clássicos quando tive a oportunidade. Agradeço aos meus pais por isso e pelos inesquecíveis professores/ incentivadores que tive.

Acredito que a leitura entra na nossa vida e se faz presente a partir do momento em que ela é aceita como uma atividade natural de lazer e conhecimento, não precisamos ter lido todos os clássicos do mundo, nem todos os best sellers do momento para sermos leitores em potencial, muito pelo contrário precisamos nos permitir, arriscar e nos descobrir como tal, mesmo que sua vontade seja de ler uma página por dia ou um livro por ano, o importante é começar.

Hasta La Vista :*

Um comentário:

  1. O primeiro e um dos únicos livros que eu li na minha vida foi esse Aladdin. Nunca mais vi esses tesouros de clássicos Disney pra vender, esse eu acho que era o vol II.

    ResponderExcluir