sábado, 13 de junho de 2015

Leituras e Devaneios: Web Séries literárias que você não pode perder!






Hey Leitores!


Hoje estou aqui para falar sobre duas coias que gosto muito; literatura e internet 'hahaha e o foco deste post será indicar para vocês uma ligação super interessante entre a modernidade e os clássicos da literatura inglesa; as web séries!


Pra quem ainda não sabe existe um canal no YouTube chamado Pemberley Digital, sim Pemberley a bela residência do Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito. Pois agora se encontra em Pemberley um conjunto de web séries que trazem uma releitura super interessante sobre obras clássicas da literatura, seguem neste post alguns exemplos das séries apresentadas pelo canal depois é só pegar a pipoca e começar a acompanhar a série que mais gostar!



#The March Family Letters 




Esta é uma adaptação moderna de Little Women obra de  Louisa May Alcott. A série segue as quatro irmãs March enquanto elas fazem pequenos vlogs para a sua mãe que está no exterior. Os vídeos documentam o seus amores, perdas e lutas até a idade adulta.

 Jo March é a entusiasta dos vídeos, mas o projeto se torna um prato cheio para a exibida Amy dar suas contribuições bizarras a trama. A irmã mais velha Meg e a tímida Amy são relutantes a ideia, mas depois se envolvem com os vídeos e podemos acompanhar o dia a dia das meninas de uma maneira atual e divertida!

Sobre a obra original:





"As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas econômicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reinam naquele lar ajudam-nas a seguir em frente. Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, elas conseguem surpreender, continuar e ser fiéis aos seus sonhos, vivendo cada dia com esperança. Uma história em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades que estas quatro irmãs, juntamente com a sua mãe, têm de enfrentar."












# Frankenstein, MD



"Frankenstein MD", uma adaptação do romance clássico Frankenstein. Inspirado na obra da brilhante escritora britânica Mary Shelley, a série recria o personagem-título como Victoria Frankenstein, um prodígio obsessivo, excêntrico e determinado a provar a si mesma sua capacidade de se destacar nos campos da ciência e da medicina que são em sua maioria são dominados por homens.

Victoria é uma aluna PhD / MD focada em uma carreira como cientista. Junto com seu colega, Iggy DeLacey, a ambiciosa e ousado cientista cria um vlog sobre ciência no YouTube, explicando conceitos biológicos e médicos complexos. Victoria persegue uma linha mais ousada de pesquisa, no entanto, ela faz uma série de chocante descobertas que poderiam pôr em perigo não só a sua carreira, mas a sua vida e as vidas de seus amigos.

Sobre a obra original:


Na minha opinião Frankenstein dispensa apresentações, mas para quem ainda não conferiu segue uma breve sinopse:


        "Frankenstein: ou o Moderno Prometeu", escrito em 1816, por Mary Shelley(1797-1851) é um dos maiores clássicos da Literatura Gótica e do Romantismo, e uma das obras mais conhecidas da literatura universal de todos os tempos.O romance, geralmente em clima tétrico e dramático, conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante de ciências naturais, que fica fascinado pela hipótese de poder criar vida a partir da matéria morta, e assim, empenha-se para isto. Após muito trabalho e esforço, ele consegue. Entretanto, o resultado não sai como o planejado: a sua criação é um ser amarelo, monstruosamente feio, de 2,40 m de altura; nas suas palavras "nenhum mortal seria capaz de suportar o horror daquele rosto." No entanto, apesar de sua aparência, o "monstro" demonstra ser alguém sensível, bondoso e inteligente, que apenas ansiava pelo amor e pela afeição, porém o mundo lhe dá um tratamento proporcional à sua monstruosidade exterior, ignorando as suas qualidades, o que resulta em seu profundo sentimento de vingança e ódio, sobretudo por seu criador, Victor Frankenstein, que também o despreza e repudia. A partir daí toda a desgraça recairá sobre Victor e aqueles que ama."


PARA TUDO QUE AGORA VAMOS FALAR DE JANE AUSTEN!!!! <3

#Emma Approved




Emma Approved é uma adaptação do clássico Emma de Jane Austen. A série segue a icônica Emma Woodhouse, re-imaginada como uma brilhante jovem empreendedora que administra uma empresa de conselhos amorosos com seu parceiro de negócios e amigo de longa data Alex Knightley.

Emma registra um documentário sobre seu  negócio favorito: encontrar pares perfeitos, enquanto isso o seu blog oferece conselhos de estilo . Mais tarde na série, a amiga e assistente de Emma, Harriet Smith começa um clube de música interativo, on-line no canal de Emma, ​​executando canções originais e encorajando os fãs a responder com seus próprios vídeos. A experiência se estende por cinco diferentes mídias: vídeo on-line, blogs, fotografias, meios de comunicação social e da música

Enquanto Emma elabora esquemas para tornar a vida de todos melhor ela é levada a conhecer dramas e inesperadas revelações, aprende a ouvir as pessoas ao seu redor e a abrir seu coração para a possibilidade do amor.



Sobre a obra original:







"Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti- la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais. Emma é um clássico imperdível."







E AGORA MINHA FAVORITA DE TODOS OS TEMPOS:

#The Lizzie Bennet Diaries




The Lizzie Bennet Diaries é uma inovadora adaptação  multiplataforma de Orgulho e Preconceito. Tornou-se a primeira série do YouTube a ganhar um prêrmio Emmy em 2013

A série reimagina o clássico de Austen em torno de um vlog ficcional filmado no quarto de  Lizzie, uma estudante de graduação de 24 anos, que vive em casa e sobrecarregado com uma montanha de dívidas estudantis, seu projeto de pós graduação e os conflitos de sua familia e amigos.


No enredo podemos acompanhar um ano na vida de Lizzie Bennet, que é uma estudante de comunicação, vivendo conflitos muito parecidos com os nossos: faculdade, grana curta, fim de semestre, melhores amigos, dúvidas sobre o futuro.... E mais os bônus dos Bennet's irmãs mais novas problemáticas, mães neuróticas, moços bonitos e possuidores de grandes fortunas que por um acaso vão morar perto de sua casa, moços bonitos que se interessam por você e são perfeitos demais pra serem verdade e etc...

Como produto da sua tese para sua pós graduação, Lizzie decide fazer um vlog, sobre sua vida, refletindo sobre a relação dela com sua família e suas irmãs e lá ela registra um ano cheio de descobertas, principalmente quando dois jovens ricos e charmosos se mudam para a sua vizinhança.

A web série deu origem a um livro " O Diário Secreto de Lizzie Bennet" sobre o qual eu já comentei aqui no blog vale a pena ler viu!

Sobre a obra original:

"Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, 'Orgulho e Preconceito', antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. 'Orgulho e Preconceito', pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto. A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em 'Orgulho e Preconceito'; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso. O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor á obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII."




Bom gente, encerro aqui minhas dicas sobre web séries literárias, espero que vocês tenham escolhido todas para dar uma olhada vale a pena!!! No youtube vocês podem encontrar os episódios  legendados, caso necessário, se não aproveitem para praticar o inglês de vocês 'hahaha Não esqueçam de dar uma olhada nas obras originais, a experiência das web séries literárias ficam bem mais divertidas dessa maneira!!! Até mais!

Hasta la Vista :*





Sites de apoio:
http://renantempest.blogspot.com.br/2014/02/resenha-do-livro-frankenstein-de-mary.html
http://www.pemberleydigital.com
http://www.saraiva.com.br/orgulho-e-preconceito-2582131.html
http://www.pemberleydigital.com/the-lizzie-bennet-diaries/story-lbd/

2 comentários: