domingo, 31 de julho de 2016

Orfã de Série: Freaks and Geeks


Eu faço isso todas as vezes, começo a assistir uma série que já foi cancelada e fico despedaçada quando ela acaba e não há chance alguma de uma nova temporada! Assim aconteceu com a divertidíssima Freaks and Geeks que tem apenas uma temporada com 18 episódios exibidos nos EUA entre 1999 e 2000. Terrivelmente traduzida como "Aborrecentes" no Brasil. Confere a abertura para entrar no clima!

I DON'T GIVE A DAMN 'BOUT MY REPUTATIOOOON...!!! 

A trama gira em torno da adolescente Lindsay Weir e seu irmão Sam Weir que frequentam o McKinley High School no início dos anos 80, nos subúrbios de Detroit, Michigan. Ao ser abalada pela morte da avó, Lindsay perde alguns hábitos e ganha novos fazendo novos amigos, vulgarmente freaks. Este novo estilo de vida de Lindsay traz conflitos às relações com os seus pais. Os primeiros episódios da série, em especial, ilustram a transição da vida de Lindsay, como uma matematleta ( jovens que treinam para campeonatos de matemática) inata que tem como melhor amiga Millie , personalidade semelhante, em uma adolescente que veste o casacão do exército do pai e sai com seus novos amigos politicamente incorretos e problemáticos. Parte significativa da trama da série consiste em seu relacionamento com seus novos amigos e a fricção que isso causa em seu relacionamento com os pais e sua própria imagem. De forma paralela, a série mostra o percurso de Sam e seus amigos geeks enquanto eles tentam se encaixar em um novo universo social.

                             

Claramente temos na série dois tipos de "grupos sociais" Os Freaks, adolescentes problemáticos que se envolvem com vandalismo, drogas e bebedeira aos quais Lindsay começa a fazer parte. E os Geeks compostos pelos nerds que tiram notas altas e sofrem bullying dos atletas da escola dentre eles Sam Weir, irmão de Lindsay.


Lindsay, a protagonista da série, se encontra em um conflito de identidades, sem saber quem ela quer ser e onde ela deve se encaixar, com os Freaks ou os Geeks dos quais ela fazia parte antes. Na tentativa de se redescobrir Lindsay acaba se metendo em enrascadas que seus pais nunca imaginariam que ela fosse capaz de fazer. O legal é que todo esse tema de dramas da adolescência é tratado de uma maneira leve e cômica não fazendo de Freaks And Geeks apenas mais uma série "High School".


 Claro que existem momentos mais densos, principalmente quando passamos a conhecer melhor cada personagem ao decorrer dos episódios e compreendemos os dilemas que cada um vive dentre eles, a perda de um ente querido, casamento dos pais em crise, vício em drogas e etc...


Apesar de ter apenas uma temporada, e sim, mesmo sabendo disso eu assisti e fiquei com o coração partido quando terminou, Freaks and Geeks é considerada 'cult' umas das melhores séries sobre a vida adolescente já produzida e a que melhor representa as injustiças e dramas dos dilemas adolescentes.


Freaks and Geeks, além de ser muito bem produzida, tem uma trilha sonora marcante começando pelos vocais de Joan Jett na abertura e nomes do rock dos anos 80 e 70 como The Who, Janis Joplin, Santana e Lynyrd Skynyrd. Boatos dizem que grande parte dos lucros da série foi destinado apenas para que fossem pagos os direitos da trilha sonora utilizada e isso também poderia ter retardado o lançamento da série em DVD.


Além disso Freaks and Geeks foi o primeiro trabalho de estrelas renomadas no cinema e TV entre eles James Franco, com trabalhos em Homem Aranha 1,2 e 3 e 127 horas. Jason Segel mais conhecido como Marshal Ericksen da série How I Met Your Mother (foi por causa dele que comecei a assistir Freaks and Geeks 'rs). E Seth Rogen conhecido por aparecer em comédias como Ligeriramente Grávidos entre outros.




E se depois de tudo isso eu consegui te convencer a conferir os dilemas de Freaks and Geeks corre pra Netflix que a série está disponível inteirinha lá, quando terminar não diga que eu não avisei, a saudade vai ser grande <3



Hasta La Vista! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário